Saúde

Conselho Regional de Medicina do DF emite nota contra lockdown

 Publicado dia .02/03/2021

Após o governador Ibaneis Rocha (MDB) impor um novo lockdown e suspender as cirurgias eletivas no Distrito Federal (DF) o Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) se manifestou contra as medidas nesta segunda-feira (01.03.2021).

“O CRM-DF é contra o lockdown como medida para controle da transmissão do Sars-CoV-2. Tal medida já se mostrou ineficaz, atentatória contra direitos fundamentais da Carta Magna e condenada até mesmo pela própria Organização Mundial de Saúde”, declararam os médicos.

“Nas palavras do Dr. David Nabarro: “O lockdown não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres.” O Amazonas, Estado com o maior índice de isolamento social do Brasil, apresentou o maior número de internações e mortes por COVID-19.”

O Conselho afirmou ainda que as medidas de isolamento da população podem trazer consequências ruins em diversos âmbitos, não só em relação à contaminação pelo vírus chinês.

“A restrição ainda maior de liberdade causa o aumento da incidência de transtornos mentais, o uso e abuso de álcool e/ou outras drogas, agravamento das demais doenças crônicas, além de prejuízo irremediável à economia, provocando desemprego, fome, violência e por conseguinte, mais caos à saúde.”

De acordo com os médicos, medidas de educação sobre as medidas individuais de higiene, vacinação e distanciamento, que já vinham sendo tomadas nos estabelecimentos comerciais do território administrativo, já seriam suficientes para o controle da Covid-19 no Distrito Federal.

A nota do Conselho Regional de Medicina vem na esteira de diversas medidas ditatoriais de governadores e prefeitos em todo o país que, mais uma vez, querem implantar restrições às liberdades individuais de seus cidadãos.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA


Compartilhe:


Qual sua Reação:

-- Publicidade --


infolango recargas

-- Fim da Publicidade --

Topo

  PREVISÃO DO TEMPO


  PREVISÃO COMPLETA  
    Parler   Facebook   Pinterest   Twitter   Youtube   WhatsApp
   Logo-MW
  VISUALIZAÇÕES
134501