últimas
NOTÍCIAS
Bolsonaro disse para Lula: O seu governo foi o mais corrupto da História
Aliados festejam desempenho de Bolsonaro no JN
Alexandre de Moraes marca encontro com ministro da Defesa
Petrobras anuncia terceira redução da gasolina em um mês
Rosa Weber envia à PGR pedido contra Alexandre de Moraes por prevaricação e ativismo judicial
Justiça

Trabalhadores demitidos por não se vacinarem procuram a Justiça

 Publicado dia .06/01/2022

A Justiça já recebeu mais de 700 processos de trabalhadores demitidos por não se vacinarem contra a covid-19. Eles reivindicam o direito de escolher se irão utilizar ou não os imunizantes sem perder o emprego.

A maior parte deles, quase 70%, ainda não foi julgado. Entretanto, 88 queixas foram consideradas parcialmente procedentes. Além disso, 18 decisões deram ganho de causa aos reclamantes demitidos por recusa da vacina, e 42 aos empregadores.

O levantamento é da Data Lawyer, empresa focada em soluções tecnológicas para o meio Jurídico. Os resultados foram divulgados pelo site 6 minutos, do portal UOL, que obteve a pesquisa em primeira mão.

Em 12 de novembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os trechos da portaria do governo federal que, editada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, proibia as demissões por recusa da vacina. A regra considerava a “prática discriminatória”. O magistrado alegou que pesquisas científicas indicam que a vacinação como principal meio evitar a disseminação do coronavírus.

“Existe de fato uma indefinição jurídica”, disse Cleber Venditti, advogado trabalhista ao 6 minutos. “Quando não há uma legislação expressa, pode haver diferentes interpretações. O STF já decidiu em 2020 que a vacina deve ser compulsória, não forçada. Ou seja: é possível implementar medidas restritivas, mas toda demissão pode ser questionada na Justiça do Trabalho.”


Compartilhe:


Qual sua Reação:

-- Publicidade --


infolango recargas

-- Fim da Publicidade --

Topo

  PREVISÃO DO TEMPO


  PREVISÃO COMPLETA  
    Parler   Facebook   Pinterest   Twitter   Youtube   WhatsApp
   Logo-MW
  VISUALIZAÇÕES
128934